A Importância das Pessoas e das Boas Ideias: O Segredo para o Sucesso

O que é mais importante, boas idéias ou pessoas?

Boas idéias movimentam mercados, boas idéias trazem alegria a nossos olhos, boas idéias geram idéias melhores ainda! Tudo isso graças às pessoas, inclusive foram as pessoas que tiveram essas boas idéias. Além disso, não é qualquer pessoa que consegue aplicar e difundir uma boa ideia. Equipes despreparadas, mal informadas e pouco engajadas podem destruir completamente um bom projeto e levar a bancarrota qualquer empresa. Eis aí a importância das pessoas e das boas idéias juntas, independente da crença que você alimenta de qual tem mais valor e importância, o emprego de esforços junto à uma ideia que seja realmente boa é a combinação perfeita para o sucesso. Por isso mesmo, que diante de um cenário otimista precisamos de pessoas motivadas e com essa energia corretamente canalizada para atingirmos o objetivo definido para essa ideia, caso contrário seria mais uma boa ideia estacionária, assim existem outras várias.

Por esse motivo tem-se movimentado amplamente a formação de equipes, de líderes que inspiram e geram segurança, de relacionamentos interpessoais acima da capacidade técnica, porque sozinha, uma ideia não vai além. Simon Sinek, menciona em um projeto porque a Aple é tão inovadora, maior que os concorrentes. São apenas uma empresa de computadores que tem o mesmo acesso a informação pessoas e etc que os demais. O quê eles tem de diferente? ou melhor, o que eles tem em comum? Sinek identificou essa estratégia e explicitou em 3 níveis: O QUÊ? O COMO? E O PORQUÊ?

As pessoas e empresas normais fazem o caminho de fora pra dentro, do quê, passando pelo como e chegando no porquê. O que acontece é que líderes inspiradores passam do porquê, pro como e pro o quê. Esse é o segredo da comunicação, pois as pessoas não se interessam pelo quê vc faz, mas porquê é feito. A ordem da comunicação muda toda lógica. E essa é a mesma lógica de gestão e inspiração das pessoas, o gol não é fazer negócios com quem precisa do que vc tem, mas é fazer negócios com quem acredita o que você acredita. Por acaso o cérebro humano é dividido em 3 partes. O neocortex  está ligado a linguagem, raciocínio lógico e pensamento racional, coincide com o “O QUÊ”. Mais abaixo temos o que coincide com o “COMO” e “PORQUÊ, o sistema límbico, responsável pelos sentimentos, confiança, lealdade, comportamento, tomadas de decisão e não tem capacidade para linguagem. Em outras palavras, comunicando de fora pra dentro pessoas podem entender um quantidade enorme de informações como características, benefícios, fatos e associações. Acontece que essa comunicação simplesmente não controla o comportamento. Quando falamos de dentro pra fora, falamos diretamente com a parte que decide e permitimos que as pessoas possam racionalizar sobre o que dizemos e fazemos. Às vezes, quando existem argumentos, objetivos e fatos,  até concordamos incialmente, mas eventualmente podemos dizer ou até ouvir, “isso não me parece certo”, “não sinto que isso é certo”, tudo acontece no sistema límbico, e se vc não sabe o que vc faz e porquê vc faz, as pessoas não irão se vincular a você, menos ainda serem fiéis e não trabalharão com suor e lágrimas. Uma causa, uma crença, pode mudar o curso do mundo assim como os Right Brothers, diferente do Samuel Piers Landnely. A prova é que, como ele não foi o primeiro, não ficou famoso, não ficou rico, ele se demitiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *